sexta-feira, 23 de março de 2007

“Em São Miguel Paulista restauração agora é reforma. Isso que é levar gato por lebre.”

Diariamente passamos ao lado da Capela de São Miguel Arcanjo na Praça Padre Aleixo (do forró) e vemos o patrimônio histórico de São Miguel Paulista ser transformado numa moderna obra arquitetônica.
O trabalho na capela nada tem de restauração, já que restaurar seria recuperar, reparar danos do tempo, utilizando-se de técnicas e tecnologias semelhantes as utilizadas na construção.
O desleixo com o patrimônio histórico de São Miguel Paulista não é novidade. Há tempos que casas construídas no final do século XVII e inicio do século XIX foram demolidas para dar lugar aos prédios de bancos, hospitais particulares, agencias de automóveis e estacionamentos.
A brusca transformação geográfica do bairro tem grande impacto psicológico na população, o que foi comprovado em pesquisas na Europa (psicogeografia).
Numa restauração de verdade os operários são especializados em restauração. Na obra da capela só encontramos pedreiros, que não conhecem técnicas antigas de construção civil. Nem a empresa responsável pela reforma tem experiência em restauração de patrimônio histórico.
Procuramos as autoridades para falar sobre o assunto, mas não deram nem atenção. Dizem que não é problema deles, cada um fala para procurar o outro. Em São Miguel Paulista a influencia e o dinheiro falam mais alto. Não temos como barrar a destruição do patrimônio histórico no bairro, isso depende de cada autoridade. Quem perde somos nós, toda população SãMiguelence, que fica sem referencia histórica.

Veja abaixo o significado do que é RESTAURAÇÃO.


Restauração (preservação)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Restauração é um conjunto de atividades que visa restabelecer danos decorrentes do tempo em um bem imóvel ou móvel.
Restaurar v. t. 1.Recuperar, recobrar. 2.Consertar, reparar. 3. Por de novo em vigor. (Dicionário Aurélio).
Um dos primeiros a se preocupar com a preservação do Patrimônio Histórico foi Eugène Viollet-le-Duc, arquiteto francês, elaborou os primeiros conceitos de restauração no século XIX.
Patrimônio histórico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Patrimônio Histórico)
Patrimônio histórico' refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.
A preservação do patrimônio histórico teve inicio como atividades sistemáticas no século XIX, após a Segunda Guerra Mundial e Revolução Industrial, inicialmente para restaurar os Monumentos destruídos na guerra.
Posteriormente Eugène Viollet-le-Duc, elabora os primeiros conceitos para a preservação e restauração de patrimônio, tornando-se referência teórica na Europa e no Mundo. Outros restauradores como Camillo Boito e Jonh Ruskin elaboraram teorias importantes no processo de preservação e restauração, embora conflitantes.
Hoje existem diretrizes para a conservação, manutenção e restauração do Patrimônio Histórico mundial, essas diretrizes estão expressas nas Cartas Patrimoniais.Leia as Cartas Patrimoniais em http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do;jsessionid=8D0F7D89B8C29EFD726A2117763D9A3C?id=12372&retorno=paginaLegislacao

Nenhum comentário: